sábado, 2 de janeiro de 2010

Cama, mesa e banho. Na verdade, só cama.



Vou para a cama tentando achar um punhado de sono perdido por algum canto quente e confortável desse objeto que assim como serve de recanto de paz e repouso, pode ser uma máquina de tortura, das mais vis e cruéis que podem existir. Na verdade, não sei nem se a cama ainda tem status de objeto, já que muita das vezes ela é a melhor amiga que se pode ter, ou mesmo a melhor companhia. Algumas outras vezes, ela é a única coisa que queres ter por perto o dia todo. Ah, vai, quem nunca passou o dia todo deitado nela, depois de uma grande desilusão amorosa e ELA foi quem te enxugou as lágrimas, foi quem escutou os teus lamúrios, teus mal-dizeres e teus escárnios. Em contrapartida, ela também estava presente quando deitaste feliz da vida, lembrando do primeiro olhar, do primeiro beijo, da primeira transa, se é que desta última ela também não participou.
A cama e seu fiel escudeiro, o travesseiro, já foram cúmplices de vários momentos importantes das nossas vidas. Esse sim é um casamento verdadeiramente nas “leis de Deus”, pois ela tá aqui, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, pro que der e vier. Mas também que não se faça de santinha, pois quando quer, ela apronta das suas. Quem tem insônia (como este que vos escreve), sabe muito bem do que estou falando. Ficar deitado na cama, virando de um lado para o outro, enquanto as horas passam rapida e desesperadoramente, não é nada agradável e te deixa mais esgotado fisicamente do que a pelada do fim de semana com os amigos, o outro dia no trabalho ou na escola são de total “zoombienice”, pois o corpo tá ali presente, mas a consciência tá longe.
Nunca precisei ir a uma loja para escolher a minha cama, pois ainda moro com os meus pais, e sempre releguei a eles essa decisão. Como mãe é o ser mais iluminado da face da terra, ela nunca errou ao escolher uma pra mim, sempre fui muito satisfeito com as minhas camas, apesar de toda a insônia. Sinto que o momento de fazer a escolha, da minha cama está próximo, e sei que, uma escolha errada pode trazer dores de cabeça por muito tempo, já que a vida útil de uma cama, ao menos que você seja um super atleta do sexo, ou a use como trampolim, é longo.
Acredito que toda boa cama, assim como um bom terno, deveria ser feita sob medida. Acho até que isso existe, perdoem minha ignorância, mas como citei anteriormente, nunca precisei me preocupar em comprar uma. As vezes me questiono até se a cama que é a melhor para dormir, também é a melhor para se praticar outras atividades que se faz na horizontal. Vai saber né… O fato é que, cada um tem o seu gosto para cama, travesseiro e lençol. Tenho um amigo que fez faculdade comigo que sempre diz que poucas coisas deixam-no mais irritado do que alguém deitar primeiro do que ele na cama que tiver acabado de ser arrumada com colcha e lençois novos. Particularmente, não tenho muita objeção quanto a tipos de camas e colchas, só faço um comentário a respeito: não há nada como, depois de um dia de trabalho, tomar um belo banho e me meter embaixo do meu lençol com desenho de robozinhos, que, segundo a mamãe, tenho desde os 3 anos de idade. O lençol branco de robozinhos é sinônimo de conforto e uma boa noite de sono! Pena que lençol suja, senão, usava esse o tempo todo. Hoje por exemplo ele tá para lavar, então tenho que me contentar com o insosso e pouco confortável lençol azul de listras brancas, um saco. Ah, não há lençol como o branco de robozinhos…

Um comentário: